Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cidade de Socorro tornou-se oficialmente na noite de ontem, 10, a primeira cidade brasileira a ser qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional com sede na Itália que preza por aspectos como a sustentabilidade social, ambiental e de governança em seus associados.
Segundo a organização, em uma atualização realizada no final do ano de 2021, a rede conta com 283 cidades em 32 países.
Após um processo que se estendeu por quase um ano e uma análise criteriosa de 72 indicadores pela Secretaria Geral da Cittaslow, Socorro se torna o município embaixador da rede no país, atuando como promotora e conselheira das cidades que desejarem se associar à rede sem fins lucrativos.
Para a secretária de Turismo de Socorro, Ana Monteiro, a conquista é fruto de uma série de projetos desenvolvidos nas últimas duas décadas com a finalidade de transformar a cidade em uma referência do turismo sustentável.
Fundada em 1999, na região da Toscana, na Itália, a associação sem fins lucrativos Cittaslow é guiada por uma série de projetos da filosofia slow, que defende uma maior atenção às coisas boas da vida, à integração entre as gerações e à preservação da natureza, das tradições e da sabedoria local.
O termo italiano “Città” significa cidade, e o termo em inglês “slow” pode ser traduzido para “lento”. Com isso, “Cittaslow” significa uma cidade lenta, o que traduz a filosofia da associação internacional, que visa reduzir a velocidade da rotina nas cidades e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
Dentre os critérios para se tornar um membro estão a exigência de ter, ao menos, 50 mil habitantes, possuir uma estratégia aprofundada em relação ao meio ambiente, prezar pelo bem estar dos moradores e visitantes, entre outros. A lista completa de membros pode ser consultada no site oficial da rede.
Texto por: Mariana Cecilia.